domingo, 2 de dezembro de 2012

O vigésimo quinto dia...

Hoje o dia amanheceu diferente. Com rotina alterada, percebo que tenho um domingo inteiramente livre, coisa difícil para um "caboco" que vivia dando plantões e se ocupando com tantas tarefas. Olhei para o calendário e vi que hoje completam 25 dias para o término de uma etapa nada fácil dessa EVOLUÇÃO. Almocei e me recordei do tempero gostoso de minha mãe e pensei: "Já estarei em pouco tempo desfrutando desse manjar" engano achar que o sabor que me encanta, é ela mesma a motivadora de tudo isso.
Nas tarefas do dia uma em especial me ocorreu de urgência:" Preciso mandar lavar meu terno para a formatura", sim...para o momento preciso estar alinhado, afinal de contas médicos se socializam também. Formatura? De quem? É meus caros, dia 06 de dezembro recebo pelas mãos do CET da Santa Casa de Campo Grande a honraria de mérito, serei Anestesiologista e passa um filme em minha cabeça.
A etapa por aqui ficou longe de ser tranquila. Quem mora longe sabe do que falo, a ausência da família maltrata nos momentos mais difíceis como na doença. Mas como escutei meu velho amigo Jean Jorge, parintinense da beirada, " o sol que amolece a manteiga é o mesmo que endurece o cimento", ou seja, a mesma falta é o combustível de quem necessita retornar.
Recentemente recebi em minhas mãos o convite de minha formatura, fui tomado de emoção e publiquei no facebook, não com o intuito de se aparecer, promover ou receber inúmeros parabéns...mas sim de compartilhar com inúmeros amigos meus que estão longe e dividir essa conquista.
Recebi tantas mensagens, me emocionei com todas que achei ser um sacrilégio responde-las e macular tamanha homenagem inesperada. Logo eu, acostumado com apenas 20 curtições no máximo recebi mais de 130 mensagens de apoio, parabenizações. Vi grandes amigos falando de meu merecimento, outros desejando sucesso, outros dizendo que sou importante, uns que sentirão falta, outros que eu tenha um excelente regresso.
Que homenagem, as palavras fugirão, entrei num silêncio profundo de cada mensagem e me lembrava da importância que cada pessoa daquelas teve em minha vida. Umas arrancaram gargalhadas, outras choros, e todas sem exceção foram e são importantíssimas.
Alí recebi mensagem de professores do segundo grau, amigos pessoais de infância, amigos de turma (né Tita?) sobrinhos me emocionando com uma frase curta e significativa ( Parabéns, tio! O senhor não é só motivo de orgulho como de inspiração :) Saudades!) aí me acabo dona Taiane. Fui chamado de vencedor por meu professor e amigo Jocifran Ramos, e isso pra mim foi um grande elogio, pois este sabe de minha trajetória, me acompanhou sempre, lembro que quando estava estudando para o vestibular, noticias me davam conta que o mestre espalhava que este ano tinha certeza que conseguiria...o incentivo definitivamente impulsiona.
Meu bom amigo Flávio Senefonte, o responsável por minha entrada no quadro de contratados da prefeitura de Campo Grande como médico, aprendi muito com esse amigo, me incentivou a ler uma obra que em minha opinião, o melhor livro que já l...O Físico de Noha Gordon. Senefa, isso me deu um gás querido e aqui estou.
Você que esta lendo esses relatos, é...isso mesmo, você, talvez esteja perto de sua mãe e não sabe o valor, perto de seus irmão e não faz a ideia de como é bom tê-los por perto. A saudade das refeições em família, o abraço fraterno, a cumplicidade diária...se você é um desses que como eu está longe de tudo e de todos, então meu amigo, se una a uns poucos e bons amigos, pois são eles quem devem lhe sustentar na jornada.
Quando vim para Campo Grande, estava minha mãe no primeiro dia de pós operatório de Colecistectomia e fui lhe dar a noticia súbita de minha ida para cá, e como sempre, a palavra certa me veio de suas bocas as seguintes palavras: "Meu filho, ninguém é profeta na sua terra, vá lá, quebre castanha na boca deles e ficarei aqui, rezando e aguardando seu retorno" .
Assim me encontro, inebriado de alegria pela conquista...mais ainda pelo reencontro próximo e saber que amigos me aguardam e torcem por mim.
Mãe, prepara o café...teu filho tá voltando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário