Em 1999, morava em Parintins - minha cidade natal - cursava na Escola Senador João Bosco o segundo ano do 2 grau. Tudo estava calmo em uma rotina prazerosa no aconchego do meu lar, com meus pais.
Numa viagem de férias a Manaus, janeiro de 2000 precisamente dia 17, fui surpreendido por meu irmão Rildo com uma proposta: "Você topa cursar o terceiro ano do segundo grau aqui em Manaus?", e daí inicia a saga, separo de meus pais, amigos e vizinhos que os conhecia há praticamente 16 anos, da minha rotina agradável, e começo a sair da linha do conforto e encarar ônibus, morar com meu irmão o qual pra se ter idéia no ano de meu nascimento: 1983, ele estava sendo aprovado no curso de medicina na UFAM. A distância de meus pais, a saudade de meus amigos maltrataram aquele ano, era um garoto do interior sem conhecimento de internet, e lembro-me que quando descobri o Mirc ele já havia saído de moda há tempos...Iniciei os estudos no Colégio Objetivo, e como era uma oportunidade abracei com unhas e dentes, no entanto levei tanto a sério que me pouco tempo me tornei o Nerd da turma. Ficava de fora das festinhas, não era popular, só lembravam de mim na época do Festival de Parintins quando a pergunta rolava: podemos ficar na sua casa?
Com altos e baixos, aos trancos e barrancos terminei o segundo grau, imagine...todos meus estudos foram em escola pública em Parintins onde apesar de todos os esforços de meus professores ( e aqui uma breve homenagem ao meu professor e amigo Jocifran Martins) estava eu aquém do necessário para ser aprovado no vestibular. Prestei vestibular nas Faculdades Objetivo no final de 2000, por ter ficado em boa colocação a faculdade me ofereceu um período do curso com um excelente desconto, o curso: Direito.
Antes de entra na sala de aula, no meu primeiro dia resolvi mudar de atitude, estava decretado: daquele momento em diante conheceria pessoas, faria novas amizades, queria e precisava ser SOCIAL. Não demorou muito e fui presenteado como representante de sala, parece bobagem pra você, mais pra mim representou um salto de qualidade, quanta lembrança boa daquela turma...Ingrid, Sérgio, Marlene, Diogo, grandes amigos de coração que deslocaram-se em outra trajetória os quais apenas me resta a brisa fria da saudade. Se um dia vocês lerem, fica a homenagem.
Já era maio de 2001, o primeiro período já estava nas vésperas do término, quando foi criada a UEA, Universidade do Estado do Amazonas, e resolvi parar meu curso e iniciar outro, totalmente diferente do que estava fazendo, desafiador...medicina. Meus pais ficaram preocupados, amigos desapontados, e eu também senti medo de fracassar, pensei por vezes se minha decisão não me faria mal, estava na faculdade, com amigos, era social, na crista da onda, e repentinamente jogo tudo pro ar.
Comecei a estudar, em Junho de 2001 faço a prova e não consigo a aprovação...Perdi o apreço de meus amigos, ganhei a preocupação de meus pais e irmãos e agora sim, tudo era um grande nevoeiro o qual não sabia em que direção seguir. No mesmo ano presto vestibular na federal e não consigo...é, 2002 prometia...
Sua historia é muito linda, parabéns pela vitoria, conhço um pouco de sua familia, especificamente um pouco do Rildo e do Gilson.
ResponderExcluirtenho um filho de 16 anos vai prestar vestibular pra medicina este ano espero que ele encontre na medicina a felicidade como vc encontrou.